COMPOSIÇÃO: Como mudou a minha arte
- Robbie Gonçalves
- 15 de out.
- 6 min de leitura

“Não acho que essa arte seja ruim, mas poderia ser melhor." - Rogério Coelho (Mentor)

Com esse comentário, ele me mostrou que eu TINHA que estudar mais o básico de COMPOSIÇÃO. E essa foi a melhor coisa que fiz depois de anos desenhando às cegas, apenas com "sentimentos". Há alguns meses, participei de uma mentoria com um dos maiores autores e ilustradores brasileiros: Rogério Coelho. Ele é a mente mágica por trás dos livros "O Barco dos Sonhos", "Você Seja Você" (com Richard Brehm), da graphic novel "Louco: Fuga" para o grande estúdio Maurício de Sousa e de inúmeros outros livros infantis.
Ter alguém para lhe dizer o que você QUER ouvir é bom, mas é muito melhor ter alguém para lhe dizer o que você PRECISA ouvir. Essa é a importância de mostrar sua arte para alguém que quer que você seja um artista melhor. Após essa mentoria, comecei minha jornada pelo Mundo Mágico da Composição. Não é um caminho fácil, mas os resultados foram incríveis!
Então você precisa estudar o básico se quiser aprimorar sua arte, e você NÃO PODE fugir disso! Mesmo que você use os melhores tênis de corrida, o Estudo Básico de Desenho vai te encontrar um dia... não importa o que aconteça...

Basta pesquisar no Google "dicas de composição de desenho para iniciantes" e você encontrará uma infinidade de imagens e vídeos do YouTube explicando todas as formas básicas de composição. Ou você pode se aprofundar no método antigo e difícil, como eu fiz: LIVROS.
UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE COMPOSIÇÃO: (você pode pesquisar vários vídeos excelentes sobre isso mais tarde) (ou você pode pular esta parte e ir direto para o meu estudo de arte... é só para deixar o post um pouco mais profissional)

A REGRA DOS TERÇOS: é uma diretriz de composição que divide uma imagem em nove partes iguais usando duas linhas horizontais e duas verticais. Para usá-la, posicione o objeto ao longo dessas linhas ou nos pontos de intersecção para criar uma imagem mais equilibrada e visualmente atraente.
A SEÇÃO ÁUREA: A seção áurea é um princípio de composição que utiliza uma proporção específica, aproximadamente 1∶1,6181, para criar arranjos visualmente agradáveis.
TRIÂNGULOS ÁUREOS: envolve a divisão de um quadro em quatro triângulos com linhas diagonais, com duas linhas formando um ângulo de 90 graus no centro da primeira linha diagonal. É uma técnica para criar uma composição mais dinâmica e visualmente equilibrada, guiando o olhar do observador, semelhante à regra dos terços, posicionando elementos-chave ao longo das linhas diagonais e em seus pontos de intersecção.
SEÇÃO ESPIRAL: posicione o objeto principal ou ponto focal na parte mais estreita da espiral, que é a menor área, para atrair o olhar do observador. Você pode então organizar elementos de apoio ao longo do restante da curva da espiral para guiar o olhar do observador pela cena e criar uma sensação de fluxo e harmonia. A espiral pode ser girada ou invertida para se ajustar ao objeto específico.
ESPIRAL DOURADA: uma técnica de composição que utiliza uma espiral baseada na sequência de Fibonacci para guiar o olhar do observador até um ponto focal. Para usá-la, posicione o objeto principal no centro da menor parte da espiral e organize outros elementos de apoio ao longo da curva da espiral para guiar o olhar pelo restante da imagem. Este método ajuda a criar composições visualmente equilibradas e dinâmicas, com aparência natural e esteticamente agradável.

TRIÂNGULOS HARMONIOSOS: frequentemente chamado de Triângulo Dourado, envolve dividir um quadro em quatro triângulos para criar equilíbrio e movimento. Para isso, desenhe uma linha diagonal de canto a canto e, em seguida, adicione mais duas linhas dos cantos restantes ao primeiro, formando ângulos de 90 graus. Posicione os elementos-chave ao longo dessas linhas e distribua o peso visual pelos triângulos para guiar o olhar do observador por uma composição dinâmica e harmoniosa.
CRUZ: ou composição cruciforme, é um arranjo artístico em que os elementos formam uma cruz, guiando o olhar do observador com um ponto focal central onde uma linha vertical forte e uma linha horizontal forte se cruzam. Essa estrutura proporciona equilíbrio e é versátil, aplicável a paisagens, retratos e naturezas-mortas, podendo ser uma forma rígida e simétrica ou uma guia mais solta e descentralizada para o posicionamento dos elementos.
MASSA FOCAL: é a principal área de interesse em uma obra de arte, criada pela concentração de elementos visuais como cor, forma ou textura que, coletivamente, atraem o olhar do observador. É semelhante a uma "massa de grupo", que é um conjunto de elementos tratados como uma única unidade, mas a massa focal é normalmente a parte mais dominante que se destaca e ancora a composição. Para compor uma massa focal, os artistas usam contraste, posicionamento e outras técnicas para enfatizar o ponto focal, que pode ser apoiado por áreas de interesse subordinadas para guiar o olhar do observador. ARRANJO EM V: refere-se a uma técnica de composição visual ou musical em que os elementos são dispostos em forma de "V", direcionando o olhar para um ponto focal ou criando uma sensação de movimento e equilíbrio.
DIAGONAL: é uma técnica de disposição de elementos em uma imagem, como uma fotografia ou pintura, ao longo de linhas diagonais. Essa técnica é usada para criar uma sensação de movimento, dinamismo e energia, guiando o olhar do observador através da obra e aumentando a tensão visual. É útil para romper com a natureza estática das composições verticais e horizontais e pode ser encontrada tanto em elementos naturais (montanhas) quanto em elementos arquitetônicos (bordas de edifícios, ruas).
RADIAL: Organiza visualmente os elementos em torno de um ponto central, como raios que se estendem de um círculo, criando uma sensação de harmonia e equilíbrio. Essa técnica é usada para guiar o olhar do observador para o centro e pode ser aplicada a formas circulares ou outras, em arranjos simétricos e assimétricos.
ARRANJO EM L: nas artes visuais, é um arranjo de elementos em forma de "L" para guiar o olhar do observador.
CURVA COMPOSTA: é composta por dois ou mais arcos circulares de raios diferentes que se curvam na mesma direção e são conectados por uma tangente comum. A curva composta implica movimento e ritmo na pintura e é especialmente adequada quando há algumas interceptações de verticais retas, como árvores, ou linhas horizontais, como massas de terra.
PIRÂMIDE: A composição de uma pirâmide pode ser entendida de duas maneiras: uma estrutura geométrica com uma base, faces triangulares e um ápice, ou os materiais usados para construir estruturas antigas, como as do Egito e da Mesoamérica.

CIRCULAR: ou "tondo", é um arranjo artístico que utiliza um formato circular para criar uma peça harmoniosa e unificada. Ao contrário dos formatos retangulares, ele se baseia em um fluxo circular rítmico que guia o olhar do observador e pode ser usado para simplificar cenas complexas ou criar uma sensação de unidade. Dicas importantes para compor um tondo incluem posicionar o ponto focal descentralizado e garantir que todos os lados sejam considerados igualmente devido à falta de energia horizontal ou vertical.

ESTUDANDO MINHA ILUSTRAÇÃO:
O "problema" com a minha primeira versão:
Várias linhas do horizonte diferentes paralelas;
Linhas doidas apontando para todos os lados, sem uma direção específica.
Nenhum foco direcional para o objeto principal.

Mas, Robbie, como usar a Magia da Composição para consertar isso? É simples:

"você deve se esforçar tanto até seu nariz começar a sangrar."
Bem... não é pra tanto, Sr. Miyazaki, não é pra tanto assim!
Não existe uma fórmula secreta. Você tem que praticar, desenhar, desenhar e desenhar. Testar todos os tipos de composição. Estudar! A escolha é SUA. Você tem que desenhar até encontrar o que procura. Você tem que fazer isso fluir em suas veias e torná-lo algo natural e automático para você. Essa é a fórmula. Você tem que treinar seu cérebro para enxergar as Regras de Composição automaticamente. E a única maneira de fazer isso é através da PRÁTICA! É, a vida não é fácil. Se você quer ser um ilustrador melhor, precisa se esforçar!

"você tem que guiar os olhos do espectador para o que você quer que ele veja (especialmente as crianças).
Em 99,9% das ilustrações, uma boa coloração e desenho podem ser destruídos por uma má composição.

Então é isso. Obrigada por ler. Até a próxima. Com carinho, Robbie.
Aqui está uma lista dos melhores sites e blogs para estudar Composição:
Painting Lessons with Marla Baggetta: https://paintinglessonswithmarla.com/128-composing-in-the-middle/
Samuel EarpLandscape Artist & Art Coach: https://samuelearp.com/blog/composition-ideas/
https://www.workovereasy.com/2019/06/13/a-beginners-guide-to-composition/
https://monalisa.org/2012/09/12/leonardo-and-mathematics-in-his-paintings/
My Top 10 Composition Tips for artists: https://www.youtube.com/watch?v=JuEkb6FNptE
6 EASY Rules for Better Composition and Better Art : https://www.youtube.com/watch?v=XQrEpYBg0c4
The Silver Way: Techniques, Tips, and Tutorials for Effective Character Design: https://www.amazon.com.br/Silver-Way-Techniques-Tutorials-Effective/dp/1624650341


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